segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Criatividade


            Existem várias teorias sobre a criatividade, segundo Alfred North Whitehead (filósofo e matemático) ela segue as leis cósmicas.
Algumas pessoas não se abrem as inovações, gostam de viver os mesmos hábitos e se fecham para as novidades, justificando que estão acostumadas a fazer o mesmo desde sempre. O processo de abertura para a inovação depende exclusivamente do querer de cada pessoa, e depois é só começar com uma análise bem simples, verificando se os hábitos tão “seguros” são viáveis em meio a constantes mudanças da sociedade.
Assim como na natureza tudo se renova, a criatividade vem para fazer este processo de renovação na vida humana. O homem usa da criatividade para criar e recriar a cultura material e a imaterial, tornando nova todas as suas possibilidades para descobrir novas diretrizes.
Todos os dias o ser humano entra em contato com diversas informações, e o processo criativo pode surgir da recombinação das mesmas, por isso muitos dizem que criatividade e inovação são faces de uma mesma moeda.
Quando estamos fazendo a leitura de algum texto, estamos tendo com o novo e automaticamente usando a imaginação e por ela pode surgir uma criação; pois a imaginação está ligada também a capacidade de inventar e construir. É importante ressaltar que cada ser humano tem um grau de criatividade diferente, mas todos são criativos.
O termo criatividade logo vem associado às crianças, pela capacidade natural que as mesmas tem de criar, mas independente da idade todo ser humano pode ser criativo, e existem vários meios além da leitura para estimular a criatividade. Que saibamos usar a nossa criatividade de forma positiva para o bem estar de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário