segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Adiante



Algumas pessoas consideram que aquilo que é importante, deve ser preservado e passado adiante, para que transpasse as barreiras do tempo, se tornando de alguma forma quase indestrutível.
Os monges copistas agiam dessa forma, pois eles eram responsáveis por copiar livros e pergaminhos à mão, faziam isto porque acreditavam que copiando os textos, estariam realizando um serviço para Deus e assim preservariam o conhecimento para que não se perdesse no tempo.
As dificuldades encontradas pelos monges copistas na idade média, não foi capaz de destruir a missão dos mesmos, de preservar e transmitir conhecimento. Para levar o conhecimento adiante, não precisamos passar pelas mesmas dificuldades dos monges copistas, mas precisamos passar pela mesma determinação de não desistir da missão, de sermos educadores do nosso tempo, para ajudarmos no processo de desenvolvimento da humanidade.
Todos nós somos capazes de descobrir a melhor forma de passar o conhecimento adiante, somos capazes de fazer isso, principalmente se formos determinados, desde quando nascemos aprendemos e ensinamos é um processo natural, que promove a cultura humana.
O conhecimento que nós transmitimos em nenhum momento se transforma em perda, os monges copistas não perderam tempo copiando os textos, eles ganharam uma parcela no tempo de hoje, pois de alguma forma eles estão presentes através do trabalho que realizaram.
De forma positiva, que saibamos aprender e ensinar para que a leitura de hoje se transforme no ensinamento do amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário